BUSAN - A Terra dos Templos

 

Fuipromundo

Busan é a segunda maior cidade da Coreia do Sul. Ela está localizada na costa sul do país e tem praias enormes para aproveitar durante o verão. 

Busan também é sede do maior porto da Coreia do Sul e um dos mais importantes do mundo.

Busan é a terra dos templos na Coreia, tem mais de 16 grandes templos, fora os pequenos. 

Como estão muito espalhados e mesmo de carro se tornam difíceis de conhecer, escolhi os mais significativos de cada ordem budista. 


1. Templo Beomeosa Saiba Mais

Fuipromundo

O primeiro templo foi o  Templo Beomeosa fica bem aos pés da montanha Geumjeongsan. Ele é um dos templos urbanos mais famosos do país e um dos principais da Ordem Jogye do budismo coreano. 
Fuipromundo

Foi construído há aproximadamente 1.300 anos. Na guerra Imjin, 1502, foi destruído pelos japoneses sendo reconstruído em 1713. 

Fuipromundo

Ele está cercado por uma floresta muito linda e tem muitas trilhas que podem ser exploradas para observar as belezas naturais. 

Como em todos os templos quando se passa pelo Portão se é recepcionado pelos quatro reis celestiais muito lindos e coloridos, foi o mais colorido que vi. 

Fuipromundo

O templo tem um programa de hospedagem para turistas para que  conhecer e desfrutem da vida monástica budista coreana. 

FuipromundoCasa de hospedes

Embora seja uma atração turística  esta sempre ocorrendo cerimônias budistas com os fiéis em um dos pavilhões. Eu quando cheguei estava no meio de uma cerimônia no pavilhão principal e muitos fiéis participavam. 

Fuipromundo

Após a cerimônia no grande templo os pavilhões menores começaram as suas orações com um monge ministrando. É um vai e vem constante de fiéis, bem interessante. 

Fuipromundo

Nos altares estão dispostos um monte de comidas principalmente frutas, é a forma deles agradecerem e fazerem seus pedidos de alguma forma  me lembrou nossos centros de umbanda.

Fuipromundo


Os prédios são lindos, todos pintados com lindos detalhes bem coloridos. São bem diferentes dos japonese. 


2. Jangansa Temple - Saiba mais

Fuipromundo

O segundo foi o Jangansa Temple - é um templo tranquilo localizado aos pés da montanha Bulgwahsan a 659 metros acima do nível do mar.
 

Foi fundado em 673 e durante a guerra Imjin também foi destruído e reconstruído em 1631. 
Fuipromundo

Ao se cruzar uma pequena e curva pontezinha junto ao bosque de bambu já se vislumbra o portão de entrada do templo.
Fuipromundo

As estatuas de buda são muito fofas, uma com ele em pé com a barriga de fora e rindo e outra ele sentado também rindo em frente de uma fonte. 

Fuipromundo

Fuipromundo

É um templo simples, com pequenos pavilhões mas ricamente pintados, com intricados desenhos que são espetaculares.

O silêncio impera por todo o complexo, com fiéis em oração e você consegue sentir a paz e a intimidade que o templo oferece, não dá vontade de sair de lá.  


O templo hospeda dois tesouros nacionais e um deles é altar principal dentro do Daeung-jeon Hall, com a tríade.

Fuipromundo

Já passado das 16h fui para o Haedong Yonggungsa Temple - 

Fuipromundo

3. Haedong Yonggungsa Temple - Saiba Mais

Localizado na costa de Sirang-ri, Gijang-gun, Busan, o Templo recebeu seu nome de um sonho do monge budista Jeongam, a quem Avalokitesvara Bodhisattva ascendeu nas costas de um dragão na costa, por isso vimos tantos dragões esculpidos em sua fachada ou desenhados em seu interior no templo.

Fuipromundo

Para você chegar ao templo é uma verdadeira romaria entre filas de barraquinhas de comidas e lembranças do templo, tudo voltado aos turistas.

Fuipromundo

Depois das barraquinhas você é ladeada por esculturas de pedras dos os deuses do zodíaco que levam ao portal de entrada do templo.

Fuipromundo

Do portal vamos descendo por uma escadaria íngreme e aos poucos a paisagem vai de descortinando para uma belíssima paisagem com  o templo a direita e a vastidão do mar a esquerda e um lindo pôr do sol.

Fuipromundo

Logo que chegamos percebemos vários muros com telhas com inscrições e junto a ele muito mais telhas no chão. Ao lado tem uma barraquinha onde os fiéis compram as telhas e escrevem suas orações ou pedidos (acho)

Fuipromundo

Achei interessante já que tinha visto em muitos templos isso e ai fotografei. Não foi por menos que saiu uma mulher da tenda e ralhou comigo. Imagina se entendi 😂😁. Acho que não podia fotografar, bem se eu não sabia o que estava escrito que diferença fazia.

Fui´romundo

O complexo do templo é grande e um dos poucos na Coreia situado à beira-mar e é um dos principais templos budistas da Coreia do Sul. 

Fuipromundo


Ele é bem diferente dos outros que visitei. Originalmente foi construído em 1376, na dinastia Goryeo mas foi destruído várias vezes, na maioria das vezes pelos japoneses. 

Fuipromundo

O que esta hoje no local foi reconstruído como o original na década de 70, com atenção aos mínimos detalhes, em especial com as cores tradicionais usadas na época da dinastia Goryeo. 

Fuipromundo

Conta com várias relíquias importantes para o budismo sul-coreano. Foi aqui que vi pela primeira vez os 12 guardiões do horóscopo chines . 

Fuipromundo

Ele é bem popular entre os estudantes que colocam pequenas imagens de  buda estudante como promessa para ter êxito nas provas. É tanto que não tem mais lugar, espero que tenham conseguido sucesso 😂😂😂😂 !!! 

Fuipromundo

Na saída do templo tem uma fonte cheia de estátuas de buda onde eles jogam moedas. Deve ser muitas pois estavam esvaziando e com sacos e mais sacos de moedas.


Quando saí do templo era praticamente  noite e me dirigi ao hotel e, como toda grande cidade, levei quase 2 horas para chegar, até porque  me perdi 😁😁😂! 


UM JANTAR COMPLICADO

Para comemorar que cheguei viva  usando o Kakao e Navy como GPS, me perdi um bocado, fui jantar uma Caldeirada de Siri em um restaurante tradicional de Busan.

Foi muito esquisito, parecia que nunca tinham servido um estrangeiro, ficaram  me olhando quando entrei. 


Quando solicitei uma mesa a garçonete fez com a mão que não tinha, e o restaurante estava vazio só com 2 mesas ocupadas. Mostrei as mesas vazias e fiz cara de commmoooo? 

A guria chamou a dona que veio bem carrancuda e ficou me encarando um tempo e depois disse que podia. Dá pra acreditar? Das duas uma, ou mulher sozinha é mau vista ou não servem pratos para um, como já me aconteceu.


 Ninguém falava inglês mas apontei o que queria e lá me fui deliciar com siri mole. Jesus como tinha pimenta !!!!!!!!. 

O prato era grande e definitivamente era para duas pessoas mas juro que comi tudo, só deixei o molho da pimenta porque não aguentava mais, só pra não dar o braço a torcer para dona, mais uma vez 👺😈😇😅.


A assim passei meu primeiro dia na Coreia do Sul, entre perdidas e pimentas  descobri que a Coreia é muito parecida com a Brasil. Me senti um pouco como chegando em casa, pois as pessoas são barulhentas, falam alto e o trânsito um caos!

Dica Domareira

Navillera (Em coreano significa “belo como uma borboleta” ou apenas “como uma borboleta”). acompanha Shim Deok-chul (Park In-hwan), um carteiro aposentado de 70 anos que decide realizar seu sonho de aprender balé. Sua família, incluindo sua esposa e filhos adultos, não está feliz com sua escolha, mas Deok-chul não parece inclinado a desistir. Na academia de dança, ele conhece Lee Chae-rok (Song Kang), um bailarino de 23 anos que se interessou pela modalidade depois de experimentar diferentes esportes – desde beisebol até natação, passando por futebol. Chae-rok também não foi talentoso em nenhuma dessas atividades e acabou seguindo os passos da falecida mãe, que também era bailarina. Agora enfrentando dificuldades financeiras e completamente afastado do pai, o jovem pensa em abandonar o balé, até que seu caminho se cruza com o de Deok-chul. Um encontro que vai mudar a vida dos dois para sempre.
É uma das séries mais bonitas e delicadas que eu assisti até hoje, sempre volto à ela quando quero ver algo bonito.
Talvez que identifique com o personagem já que realizei meu sonho do ballet aos 60 anos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEUL E SEUS MUSEUS

GYEONGJU - A MARAVILHOSA CAPITAL DO REINO DE SILLA

SEUL E SEUS PALÁCIOSE TEMPLOS