SEUL E SEUS MUSEUS

 

Fuipromundo
    Museu Nacional da Coreia

Seul tem para mais de 27 grandes museus, não contando seus palácios e templos que são museus vivos a nos contar a história desse resiliente povo.

Como nunca esgotamos tudo o que há para conhecer em uma cidade o jeito é escolher os mais representativos e torcer para algum dia podermos retornar, é o que nos resta.

Fuipromundo

    Museu Nacional do Palácio Gyeongbokgung 


Pela dificuldade que é encontrar informações completas sobre a Coreia do Sul, meu roteiro foi mais baseado em blogs  de pessoas que já haviam visitado o país e nem sempre temos os mesmos gostos e muita coisa deixei de conhecer por puro desconhecimento de que havia algo mais.                  

Encontramos muita informação sobre lugares mais turísticos e instagráveis e informações importantes acabam sendo desconsideradas, mas pude corrigir meu roteiro enquanto andava por lá. O Memorial da Guerra foi um deles, entrou no roteiro porque uma pessoa do hotel em que estava falou dele e encontrei o panfleto dele. Foi uma verdadeira aula sobre o que esse povo passou para sobrevir a tanta invasão.

Fuipromundo

Museu da Guerra, monumento representando a Coreia dividida

Quem me conhece bem sabe o quanto sou rata de museus e igrejas, mas nessa viagem havia resolvido que andaria mais pelos bairros, apreciaria mais os locais, seus hábitos e comidas.

Não me contive aqui na Coreia e esqueci a promessa e lá fui passear por três museus, pelo visto não sou confiável em minhas promessas...😟😗😕😊😉😍

Foram incríveis mesmos, realmente não havia como deixar esses museus de fora. O da Guerra mesmo foi surpreendente. 


MUSEU NACIONAL DA COREIA - Saiba Mais

Fuipromundo
     foto do arquivo do museu

O Museu já impressiona pelos jardins onde esta instalado, no Parque na Família Yongsan, e também pela sua arquitetura maravilhosa. Uma construção monumental, moderna, projetada por Chang-Il Kim. Procurei algo sobre esse arquiteto e nada encontrei, infelizmente. Queria ter conhecido mais sobre suas obras, pois essa é espetacular.

Fuipromundo

Embora sua arquitetura seja moderna, ela foi inspirada nas antigas fortalezas coreanas. Ele é o maior museu da Asia e o sexto maior do mundo em área construída.

Fuipromundo

Ele foi projetado para resistir a fogo e terremotos e toda a sua museografia é projetada para resistir a abalos sísmicos, evitando danos às peças expostas. 

Fuipromundo

O museu é muito interativo e moderno até tendo um robô para informações que as crianças adoram, os adultos, feito eu que ficou brincando com ele, também. Ele fica andando pelo andar e para quando você fica em frente a ele, muito fofo!


A divisão do acerto é muito intuitiva. No primeiro andar, você encontrará as seções de Pré-história e História Antiga, Medieval e História Moderna, cada uma exibindo artefatos desde o início da civilização coreana até a Dinastia Joseon.

Fuipromundo

O segundo andar abriga a Caligrafia e Pinturas e também uma área destinada a peças doadas por colecionadores particulares.

Fuipromundo

Fuipromundo

O terceiro andar contém uma exposição de esculturas e artesanato, bem como uma seção de artes asiáticas com artefatos culturais e artísticos de vários países asiáticos.

Fuipromundo

Fuipromundo

Fiquei bem impressionada com o acervo deles. è bem abrangente sobre arte, cultura e história coreana. O museu abriga mais de 130.000 peças históricas.

Fuipromundo

Uma coisa que notei no museu foi a quantidade de famílias. Elas saem para passear no museu, é programa de final de semana e as crianças vão bem contentes pois tem muitas atividades para elas. 

Fuipromundo

É incrível ver os guias falando sobre a história do acervo e elas, mesmo pequenas, prestando atenção ao guia. Fiquei realmente maravilhada com isso. 

Não se vê muito disso pelo mundo, final de semana e as crianças gostando de ficarem enfornadas dentro de um museu. Embora esse seja lindíssimo e bem alegre pois ele é voltado para elas.

Fuipromundo

Tudo me encantou no museu, a modernidade física contrastando com as peças antigas.

Um dos maiores tesouros expostos é o Pagode de dez andares. O pagode de mármore de 13,5 m de altura foi originalmente construído no Mosteiro de Gyeongcheon (1348). Gyeongcheonsa ficava no sopé do Monte Buso, em Gwangdeok-myeon.

Fuiprtomundo

É um dos raros pagodes de mármore. Os detalhes da construção visam criar a ilusão de que o pagode era de madeira. Isso é o que valoriza, pois dá um exemplo do estilo de construção da era Goryeo em madeira que se perdeu em grande parte.

Fuipromundo

Em 1907, ela foi ilegalmente transportada para o Japão por um oficial do tribunal japonês antes de ser devolvida à Coréia em 1918 por meio dos esforços dos jornalistas E. Bethell e H. Hulbert.


Foi exibido em 1960 no Palácio Gyeongbokgung, no coração de Seul, mas sofreu com o mau tempo e chuva ácida. Desde 2005 está em exibição no Museu Nacional.


Fuipromundo

Outro tesouro é o Bodhisattva pensativo. Este bodhisattva esta com uma perna em sua coxa e parece perdido em pensamentos enquanto toca sua bochecha com os dedos. As estátuas nesta postura foram inspiradas na posição dos Budas contemplando a vida dos seres humanos.

Fuipromundo

Sobre a cabeça se encontra uma coroa plana chamada coroa das três montanhas ou coroa de lótus.
Esta estátua é bem parecida com o Bodhisattva de madeira do templo Koryu-ji que fica em Kioto (que visitei), que se acredita ter sido fundado por um monge de Silla (antiga Coreia).

Fuipromundo

Juro, elas são soberbas. De uma beleza etérea, delicadas, não tenho palavras para descreve-las ! Passei uma tarde maravilhosa nesse museu. Tudo nele nos faz querer permanecer por lá só mais um pouco.

Ao final não se pode deixar de dar uma volta pelo parque, que infelizmente foi rápida pois estava muito frio vindo do rio, gelava os ossos.

Fuipromundo

O planejado era caminhar pelo parque até chegar ao Rio Han para ver no final do dia o espetáculo de luzes e água da Ponte Banpodaegyo Saiba mais.

arquivo de internet

Essa era um momento domareira da viagem já que esse espetáculo aparece em muitas das séries coreanas 💞💞😍

Bem triste por não realizar essa parte do programa fui matar a frustação em um shoppinng de eletrônicos até voltar para o hotel para jantar em um dos restaurantes do bairro, mais um. Conto a experiência no final😎😍😋


Memorial de Guerra da Coreia - Saiba Mais



    Arquivo público do memorial

Nunca pensei que entraria em museu dedicado à guerra e que gastasse nele uma manhã inteira. E foi o que aconteceu, ele entrou de gaiato em meu roteiro e o aprecei deveras.

Na entrada do complexo já nos deparamos com um monumento denominado "Estatuas dos Irmãos" que fala por si.

Fuipromundo

Na parte de cima da cúpula a estátua retrata uma cena onde o irmão mais velho , soldado sul-coreano, de uma família e seu irmão mais novo, um soldado norte-coreano, se encontram em um campo de batalha e expressam reconciliação, amor e perdão.

A cúpula interior em forma de túmulo foi construída com pedaços de granito coletados de locais nacionais, simbolizando os sacrifícios feitos pelos coreanos.

Fuipromundo

A rachadura na cúpula representa a divisão da Coreia e a esperança pela reunificação. Os objetos dentro da cúpula incluem uma pintura de parede em mosaico que expressa o espírito do povo coreano para superar a tragédia nacional e uma placa de mapa das 16 Nações Aliadas da ONU que enviaram tropas para a guerra.

Fuipromundo

Os elos da corrente de ferro no teto significam os laços inquebráveis ​​de uma Coreia unificada

Logo em seguida nos deparamos com um monumento colossal, bem no meio do jardim.

Fuipromundo

O monumento foi construído para a comemoração do 50° Aniversário da Guerra da Coreia. Para conscientizar as gerações futuras da importância da reunificação das duas Coreias.

Fuipromundo

No centro temos a Torre de Guerra, simbolizando a longa história militarista da Coreia, é ladeada dos soldados coreanos e estrangeiros que combateram e tudo isso fica em cima de uma grande tigela de pedra, que representa a tradicional tigela usada para oferecer água à deusa guardiã do lar.

Fuipromundo

É um monumento incrível. As feições dos combatentes com expressão de dor, de cansaço, é muito real.

Fuipromundo

 A praça principal em frente ao museu inclui um belo semicírculo de bandeiras de todos os países que vieram em auxílio da Coreia do Sul durante a Guerra da Coreia. Em cada memorial individual está listado o número de tropas que foram enviadas, bem como o número de pessoas feridas e mortas em batalha.

Ao todo são 21 bandeiras. Achei incrível que em muitos dos pedestais tem ramos de flores oferecidas em agradecimento, até hoje.

Fuipromundo


No lado de fora ainda encontramos uma passarela com os nomes de todos que morreram durante a guerra da Coreia, separada por países. No total 40.896 pessoas das Nações Unidas , das forças aliadas, foram vítimas nessa guerra


Tudo no museu é um pouco hollywoodiano, feito para impactar e o faz muito bem,
não estou querendo desmerecer ou tirar a ideia por trás do museu.

Eu adorei, tirando os filminhos de adoração americana, o resto nos revela todas as invasões e batalhas que a Coreia enfrentou desde sua criação como nação e é realmente muito interessante.

Fuipromundo
                        Aviões reais, suspensos por cabos.

O museu abriga uma extensa coleção de artefatos, mais de 10.000 artefatos, em grande parte equipamentos da Guerra da Coreia, incluindo tanques, armas, aviões militares e uma série de esculturas e pinturas retratando esforços de guerra ao longo da história da Coreia do Sul.


Fuipromundo


O salão de exposições do primeiro andar apresenta uma história da guerra desde os tempos pré-históricos até a Guerra da Coreia


FuIpromundo


Armamentos maiores são exibidos em uma área de exposição ao ar livre.


Fuipromundo
Marcas das balas feitas durante a guerra.

Fuipromundo

A minha parte favorita de todo o museu foi ver o gigante Turtle Ship nos salões de exposição. 


Fuipromundo

Embora este navio tenha apenas um décimo do tamanho dos reais, ele ainda era impressionante, para dizer o mínimo. 


Fuipromundo


Era verdadeiramente um encouraçado da Idade Média.  


     Arquivo público do Memorial

A invenção dos Turtle Ships mudou a forma como a Península Coreana foi capaz de lutar contra as forças japonesas de maneiras que eram inéditas na época.


O DIA QUE O ANÃOZINHO DO NAVER ESTAVA DE GREVE

     
De todos os dias em Seul esse foi o pior, não me entendi de forma nenhuma com o NAVER (GPS)  o dia todo. Não sei se porque era domingo e o anãozinho que fica dentro dele estava descansando, sei lá😔😕😊😏😂😂😂. 

Para chegar ao Memorial foi um stress sem fim. Voltei duas vezes à estação de metro pra ver se me acertava e sempre seguia para o lado errado.

No final era só seguir em frente, mas só com ajuda de um pedestre é que cheguei ao meu destino. Nisso o tio Google ajudou, bendito tradutor, não vivo mais sem ele.


Museu Nacional do Palácio de Gyeongbokgung 

Fuipromundo

O Museu do Palácio Nacional da Coreia foi inaugurado em 1992, junto ao Museu do Folclore e ao Palácio de Gyeongbokgung. Dá para você fazer a visita ou palácio, aos museus no mesmo dia.

Fuipromundo
                    Retrato do último imperador, Sunjong

O Museu apresenta peças relacionadas à dinastia Joseon (1392-1910) e conta com mais de 20.000 relíquias reais dos Palácios de Gyeongbokgung, Changdeokgung e Changgyeonggung, e também do Santuário de Jongmyo.

Fuipromundo


O museu abrange: símbolos reais, registros, ritos ancestrais, arquitetura, ciências, sobre o palácio Joseon e também a vida real, o dia a dia da realeza.


Fuipromundo

No palácio principal ficam os selos reais da dinastia Joseon. Os selos foram usados ​​pelo rei para documentos diplomáticos e outras tarefas de governamentais e são símbolos nacionais da história do país.


Fuipromundo


Durante a Guerra da Coréia, muitos dos selos reais foram levados para os Estados Unidos, sendo que 9 desses selos foram devolvidos à Coreia e estão em exibição no museu.


Fico pensando se os USA estão guardando os demais selos como "sequestro", muito estranho não devolver todos os selos.


Fuipromundo

Uma das principais atrações do museu, é o Cadillac 1918 que foi construído pela General Motors nos EUA para o uso do imperador Sunjong, o último monarca da Coréia cujo reinado terminou em 1910 quando a Coreia se tornou uma colônia japonesa.


Fuipromundo


O Cadillac em madeira-bodied ostenta o símbolo floral do império coreano nas portas laterais. Acredita-se que apenas 20 modelos do  Cadillac’s 1918 existem em todo o mundo. Em 2001 a Hyundai realizou uma restauração no veículo especialmente para o Museu.

O mais interessante é a ala onde esta exposta a cozinha. Como eram preparadas as refeições, que tipo de comida era servida para a realeza.


Fuipromundo


Fuipromundo


Em uma das salas esta exposto o tesouro da rainha, com suas joias, vestimentas, e um manequim com a roupa que ela usou em seu casamento. Pelo tamanho e apetrechos posso dizer com certeza que ela não andou, foi carregada 😲😱😟😊😉

Fuipromundo

                   Essa é a imperatriz que foi assassinada pelos japoneses na frente do imperador



Fuipromundo
    A vestimenta usada pela imperatriz em seu casamento


Fuipromundo

Duas coisas me chamaram muita impressão. A primeira foi um rolo, enorme, onde estava a distribuição de todo o pessoal da comitiva quando o imperador saia do palácio. É impressionante, inacreditável. Acho que era por isso que ele raramente saia, custava os olhos da cara preparar uma comitiva dessa,


A outra foi o impressionante relógio de água que eles utilizavam para medir as horas do dia, inacreditável. Eu nunca tinha vista algo parecido.


Imagino a tecnologia daquela época para criar um edifício que é um relógio. Eles eram muito avançados tecnologicamente. Lembram do Observatório Cheomsongdae da cidade de Gyeongju? Essa turma não era fácil.

Ainda restam alguns artefatos do relógio de água bem interessantes.
Fuipromundo

Quando acabei de apreciar o museu já era praticamente final do dia e dei mais uma volta pelo Palácio Imperial para me despedir dele, caminhei pela praça e fui pegar o metro para o hotel.

Mais uma Experiência Gastronômica

Da relação de pratos que queria experimentar como dorameira era o Bulgogi

Fuipromundo

E para experimentá-lo fui para a rua dos restaurantes perto do meu hotel.
Já havia passado por ele algumas vezes e visto que ele estava sempre cheio, prova que era bom, e lá fui eu.


Bulgogi Ele é considerado um churrasco típico coreano, cuja carne é marinada e grelhada em molho de soja, alho picado e semente de gergelim, e servido com verduras.


Este prato é o mais indicado para quem começa a aventurar na culinária coreana, pois ele não leva nada de pimenta, além de ser simples, rápido e delicioso.



Para comer se pega uma folha de alface ou dessa que aparece na foto acima que não sei o que é, coloca um pouco de carne, os acompanhamento, faz uma trouxinha e coloca toda da boca. E haja boca grande para isso 😁😂


Eu quase que não consigo colocar na minha boca pequena, foi um  perrengue, fiquei com medo de me engasgar , cruz em credo. Mas fui heroica e consegui, até filmei par provar!


O prato era grande  mas consegui, pela primeira vez, comer todo o conteúdo, para a surpresa da dona, claro que reguei com um soju!!!!!

Já preparei algumas vezes em casa e fica delicioso. E uma mania que peguei agora é fazer a trouxinha com a carne, qualquer que tiver na mesa, colocar uns acompanhamentos, tenho sempre Kimchi em casa, para comer. Fiquei viciada nessa comida, 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

GYEONGJU - A MARAVILHOSA CAPITAL DO REINO DE SILLA

SEUL E SEUS PALÁCIOSE TEMPLOS