OSAKA - PARTE 3
Afinal, os trens também se atrasam no Japão
O impensável para mim aconteceu. Os trens em Osaka todos parados.
Os trens da Cia JR deu pane em uma linha parando praticamente a cidade.
Quem podia trocou de companhia e pegou outro trem mas eu só podia pegar o JR e demorou mais de 20 min para começarem a circular novamente.
Pensei que isso não acontecia aqui. E para minha surpresa, foram mais duas vezes.
Enquanto esperava fiquei admirando os trens com fotos dos fofos pandas gigantes do Jardim Zoológico de Tokyo. Aqueles que só mostraram a bunda pra mim enquanto dormiam 😠😠😂😂😂
TEMPLO HORYU-JI - Saiba Mais
O Templo Horyu-ji esta localizado em Ikarua, 1 hora de trem de Osaka (se não atrasar), Distrito de Nara. Foi o primeiro lugar no Japão a ser declarado Patrimônio da Humanidade da Unesco.
Construído pelo renomado Príncipe Shotoku no século 7, ele ostenta a construção de madeira mais antiga do mundo.
Conforme se caminha pela larga Avenida de Horyuji Sando (o caminho de entrada), encontramos o Nandaimon (o portão principal ao sul).
Ao contrário da maioria dos outros edifícios históricos que têm entradas elaboradas, Nandaimon tem um estilo discreto e modesto.
Li em um blog para observar os telhados e notar que cada edifício tem seu próprio conjunto de onigawara (telhas representando ogros japoneses), e cada um com uma expressão vívida única e é verdade, adorei fotografá-los.
Andava olhando para cima e fotografando telhado. Acho que o pessoal achava que essa ocidental era meio louca. Eu era a única ocidental no local. Rodei sem ver um não asiático. A grande maioria era mesmo de fiéis.
O complexo de templos foi fundado em 607 pelo Príncipe Shotoku. Alguns pesquisadores acreditam que foi este Príncipe o propagador do budismo no Japão.
O complexo é dividido em três partes principais, sendo uma em torno do pagode de cinco andares chamado Gojū-no-Tō, o Templo Principal e o Portão Central que é vigiado pelas estátuas Kongo Rikishi . De todas as estruturas do Templo Horyuji, o pagode de cinco andares é o pagode de madeira mais antigo ainda em existência do mundo.
O pagode em si tem cerca de 32 metros de altura a partir da fundação do edifício. Ele possui um pilar central esculpido de um cipreste aparentemente cortado em 594.
O salão do Kondo é um dos mais antigos edifícios de madeira do mundo, como vimos outros por essa andança, e guarda alguns dos bens culturais mais importantes do templo.
Quando dizem que o templo é a construção mais antiga do mundo feita em madeira, quer dizer que ela é a construção que se manteve até hoje. Outras construções de madeira foram realizadas antes dele.
Porém, essa é a construção que se tem conhecimento até hoje, que é feita de madeira e que tem mais tempo de existência.
O templo precisou passar por uma série de reformas e revitalizações para se manter. Hoje, somente 20% de toda a construção possui a madeira original. Por mais que possa parecer um número pequeno, é bom lembrar que as madeiras possuem mais de mil anos o que não é pouca coisa.
Pinturas detalhadas da Terra Pura e de bodhisattvas também fizeram parte do salão um dia, mas foram danificadas em um incêndio, removidas para preservação e substituídas por reproduções que mesmo sendo cópias são maravilhosas.
As originais se encontram em um prédio construído especialmente para abrigá-las, feito de concreto e com todo o sistema de prevenção à incêndios.
Elas são fantásticas, divinas mesmo. São grandes painéis em tecido, acho que seda, e foram restaurados por um famoso pintor japonês.
Para mostrar o que era original e o que foi restaurado, ele pintou com aguadas cinzas as parte não originais ficando muito interessantes.
Quando cheguei ao prédio a porta estava fechada e achei que era normal. Botei a mão no trinco, abri e entrei, vai que é climatizado, pensei.
Mas já estava era fechado para o almoço do vigia. Mesmo sendo hora do almoço dele, ele abriu a porta onde estavam as pinturas, fez um gesto para eu entrar e saiu.
O homem me deixou sozinha naquela sala com as pinturas que não tinham preço de tão raras! 😱😱😱😱
Fiquei sozinha o tempo que queria e sai. Não tinha ninguém no prédio. Já pensou se acontece algo com as pinturas? Quem ia levar a culpa? Quando pensei nisso meio que pirei na batatinha 😂😂😂😂😂
O pavilhão Yumedono, em formato octogonal, foi construído onde ficava o palácio particular do Príncipe Shotoku, onde ele residiu até sua morte em 622. É onde se encontra a sua estatua, bem no centro do pavilhão.
Depois de satisfeita com a andança no templo fiquei andando pelo bairro Ikaruga, onde o templo se encontra, esperando o ônibus que me levaria de volta à Osaka. O último compromisso do dia.
Agora o que fiquei surpresa foi encontrar tiras e mais tiras de caqui a secar no sol em lojas e casas. São caquis enormes, descascados. Que tipo será para não se desfazer. Você compra ele em sacos, já secos.
Se me perguntarem se vale a pena sair de Osaka por quase todo o dia para ver esse templo, só posso dizer que eu gostei. Foi muito diferente dos demais.
As estátuas e desenhos nas paredes são todos claramente Indus e antiguíssimos . Se vê que o templo não é voltado para receber turistas, embora tenha bastante japoneses visitando. Isso dá uma outra áurea à ele, mais seremos e pacífico, bem diferentes dos templos nos grandes centro. Muito agradável.
Mas se você tem só dois dias em Osaka, não vá. Aproveite todo o tempo disponível andando e se perdendo por Osaka e desfrute de tudo que ela tem à oferecer. Deixe para ver Horyu-ji dá próxima vez que vier. Pois tenho certeza que você vai ficar viciada pelo Japão!😍😍😍
E o "tio" Google resolve ficar dando voltas..
Voltando ao centro de Osaka, já no meio da tarde, e com aquele panfleto da loja de venda de Kimonos me queimando nas mãos, resolvi que, se iria dar um presente, daria o que eu havia determinado. E lá me dirigi à loja para comprar o sonhado kimono.
Desci na Estação de Namba e comecei a seguir a rota do Google. Quando estava na frente do Templo de Namba, o da cara de Leão, o bicho deu defeito, o app ou quem o segurava, vai saber 😎😎😌😌.
Olhava pros lados e nada de loja. Caminhei mais uma vez, refazia os passos e a coisa dizia "você chegou ao seu destino". Fiquei bem uns 30min e nada de localizar a loja.
Já exasperada, troquei de app e usei o Map.me e fez o mesmo. Bem... só podia se a coisinha que estava segurando o celular 😂😂😂😂.
Juro, respirei fundo, entrei no templo, me sentei e me acalmei comendo um oniguiri. Santo Oniguiri, dei uns minutinhos e sai do templo. Virei à esquerda e dei com uma vielinha e lá estava a loja. Budha sempre ajudando.
Comprando o tão esperado e desejado Kimono
Entrei na loja e veio um homem muito educado me atender perguntando se eu queria alugar um kimono. Disse que não e mostrei o panfleto e ele surpreso perguntou onde eu tinha pegado.
Contei toda a história, eu no meu inglês macarrônico e ele num pior ainda. Foi muito engraçado.
Quando disse que era do Brasil ele meio que surtou. Só falava de futebol. E logo em seguida chegou a família e ele me apresentou. O filho de 6 anos quando ele disse de onde eu era o menino abriu um sorriso e já perguntou sobre futebol, jogadores e todo feliz me mostrou a bola de futebol dele. Um fofo.
Já amiga da família, tiraram tudo para eu ver. Até me colocaram um kimono preto com bordados de garças voando em branco e ouro, Maravilhosoooooo!!!! Tá, esqueci de fotografar de tão embasbacada que fiquei💝😍😍😍😁😁😂😂
Estava levando o que vesti quando vi um rosa com flores de cerejeiras, em crepe. Adorei, já no kimono vislumbrando mina pequena, ela vai desmaiar quando receber.
Primeiro, para ser franca, me apaixonei por um todo em brocado rebordado, também com garças voando e todo debruado em alaranjado.
Depois vi que era um mantô. Custava a bagatela de 15.000 dólares, Era um mantô cerimonial para a noiva.
E tem também o Obi, Jesus, é coisa que não acaba mais, Faixas e mais faixas para prender o kimono. É uma cerimônia infinita, só pra colocar ele.Veja como vestir Mas sei que Mano vai ficar linda nele😍😍😍😍💖
Satisfeita e orgulhosa do presente que estava levando lá fui eu carregando mais uma vez uma grande sacola pesada que só e me dirigi para o outro lado de Osaka.
TEAMLAB BOTANIC GARDEN - Saiba Mais
Quando a noite cai o jardim se transforma, com as instalações imersivas da exposição permanente. Você então sente que esta em outro mundo, que voo para longe do Kansas ou pulou na toca junto com o coelho!
É tudo muito sensorial, é fantástico. E lá estou me repetindo, mas como não se repetir nesse mundo! Amei.
Você vai caminhando entre um cenário e outro na mais completa escuridão, só escutando o som, as vezes mecânico, outras na própria natureza.
Depois fiquei passeando pelo parque e vendo as pessoas fazendo exercício, jogando futebol ou beisebol, tudo muito pacífico.
Uma coisa que notei é que o parque não é muito iluminado mas as pessoas não tinham medo de andar e sentar em seus banco a noite.
Me deu uma inveja danada de não poder nem chegar perto de um parque a noite no Brasil, mesmo iluminado.
Com essa experiência fantástica me despedi de Osaka, já contado os dias para voltar!
Lindeza 😍😍😍
ResponderExcluir