KYOTO - 2 PARTE

Fuipromundo

KYOTO - A cidade dos Templos


É curioso como uma cidade como Kyoto pode ser tão antiga, ter construções de séculos atrás, e, ao mesmo tempo, ser moderna e ter tanto preparo para os visitantes. Mas essa é uma característica do Japão, na verdade, ter uma infraestrutura invejável. O antigo e o novo convivem em harmonia na cidade.

As principais atrações de Kyoto são os seus templos e santuários, cada um deles com uma história própria, uma arquitetura diferente e um valor único para a cidade. 

Entre as centenas de templos e santuário tinha que escolher alguns e, de tanto ler sites sobre Kyoto, decidir pelos que apresento nos posts sobre a cidade.

No primeiro Post já apresentei os primeiros, templos -  Kinkaku-ji ou Pavilhão Dourado e o Templo Ryoanji.

Neste falarei do Ginkaku-ji - ou Pavilhão PrataTemplo Honen-in , Templo Nanzen-ji, Templo Kaun-ji, Templo Eikan-do ou Zennin-ji,  Templo Hein, Templo Nishi Hongan-ji,  Santuário Kodai-ji, Santuário Kiyomizu Dera.

Mas os templos e santuários visitados ainda não acabaram. No próximo post apresento os  Templo Nishi Hongwa-ji, Templo Higashi Hongan-ji,  Santuário Yasaka, Templo Yasaka Kashin-do.

Então, ao todo conheci 15 templos das centenas que Kyoto tem para nos apresentar, mais os que não estavam na lista e que foram aparecendo enquanto caminhava, pra quem já está no inferno que abrace e beije o diabo, foi o que fiz hoje. Dei um passo maior que as minhas perninhas . 😏😓😕😊😅😅😅

Como podem notar, Kyoto não é para os fracos. Nesses dias palmilhei as ruas de Kyoto até não sentir mais a sola do pé. 😒😓😍😂!!

Começando a Caminhada 

Pelo tamanho de Kyoto para esse roteiro usei todas as espécies de transportes, começando pelo metro que me levou à parte mais longe do trajeto e fui fazendo as visitas seguindo uma rota que me levava mais perto do Hotel e assim quando pegasse o Taxi pagaria menos e chegaria rápido no Hotel. Bom esse era o plano 😏😏😏.


Pavilhão Prata - Ginkaku-ji Saiba Mais

Fuipromundo

O Ginkaku-ji é considerado uma obra-prima em matéria de jardinagem e paisagismo. Pequeno mas com um jardim de musgo e outro e pedra lindíssimos. 

Ele se chama Pavilhão de Prata porque o Xogum Yoshimasa que o usava para descanso planejava cobri-lo de prata como o avô fez revestiu o Kinkaku-ji , o Pavilhão Dourado mas com a Guerra Onin  Saiba Mais, o plano foi frustrado.  Agora a guerra é conhecida pelo jogo do PlayStation "A Guerra Ōnin Ultimate".

O templo hoje  traz apenas a pátina do tempo e é lindo mesmo assim, sua simplicidade é pura elegância complementando o maravilhoso jardim.


Fuipromundo

Seu jardim de pedras é delicadamente mantido por servidores dedicados a conservar  seus desenhos nos mínimos detalhes. A cada temporada desenhos novos são criados para representar a data e  senhores velhinhos se dedicam aos mínimos detalhes. 

Para cada lugar que olhamos há um detalhe diferente, uma pequena cachoeira, um riacho, uma pontezinha, uma escada no meio das árvores que nos leva a mais um tesouro escondido. Tudo nos leva a reflexões !

Fuipromundo


Fuipromundo

Saí dessa belezura toda com o coração triste por abandoná-lo. Uma coisa curiosa dele, embora estivesse cheio de turistas  você não os percebia muito. Fora a aglomeração ao redor do jardim de pedras, o resto era muito tranquilo e você podia sentir a paz do ambiente, foi maravilho.


Templo Honen-in Saiba Mais

Fuipromundo

Um pequenino e fofo templo fundado pela escola independente de Jodo (1192-1333) acessível através de um rápido desvio do pitoresco Caminho dos Filósofos, Hōnen-in é um templo budista independente que possui uma atmosfera calma e distante. 

Poucos turistas vêm a esta região fora da popular temporada de observação de folhas de outono, então os terrenos são relativamente pacíficos. 

O ponto mais charmoso é o portão principal com telhado de palha e duas construções de arte em areia logo no interior. Ao contrário da maioria dos jardins de areia que você verá em Kyoto, esses dois trechos de areia foram elevados e compactados com desenhos gravados no topo que variam de acordo com a estação. 

Uma coisa interessante é o marcador de pedra esculpido que permanece ao lado do portão que diz “sem alho, carne ou álcool além deste ponto”, todos estes sendo proibidos para os budistas mais estritamente adeptos no passado.

Um pequeno lago atravessado por uma ponte de pedra fica no caminho reto desde o portão, mas desviando para a esquerda se chegará a uma estupa de pedra esculpida e a uma interessante instalação de arte moderna.

Os edifícios reais da propriedade só estão abertos ao público uma vez na primavera e uma vez no outono.

Fuipromundo

Caminho do Filosofo Saiba Mais

O Caminho do Filosofo acompanha um canal sinuoso ladeado por cerejeiras que se estendem ao longo da base da montanha  de Higashiyama, entre o Templo Ginkaku-ji e Nyskuoji-jinja, é um caminho repleto de templos .

Fuipromundo

O que achei do tão falado e cantado "Caminho do Filosofo", podia ter ficado sem ele. Acredito que ele deva ser realmente lindo no tempo da floração das cerejeira, mas agora no outono era só um riacho muito do sem graça. Será que já era o cansaço?

Chamado Tetsugaku no Michi em japonês, o Caminho do Filósofo tem esse nome em homenagem ao professor de filosofia da Universidade de Quioto Nishida Kitaro, que caminhava por essa rota como uma meditação diária. Um caminho sinuoso em um bairro rural com vista para um canal.

Juro, bem tentei filosofar, sentar no banquinho e apreciar a paisagem .. mas nada, nadica me ocorreu para filosofar. Nem uma florzinha para melhorar o humor. O jeito foi sentar e fazer só um lanchinho mesmo. 

Fuipromundo

Esse caminho é pontilhado de pequenos templos  e centro de estudos budistas. Sabe como a gente fica andando pela rua e do nada algo nos chama a atenção?

Pois estava atravessando uma ruazinha e uma construção me chamou a atenção. Era um pequeno templo que não acredito ser muito antigo. Era um centro  Zen budista, seu nome era Kaun-ji Temple

Quando me aproximei vi que tinha um aviso dizendo que era fechado para visitação, claro turista. Fiquei curiosa porque tinha duas japonesas vestidas à caráter muito fofas visitando o templo e eu queria fotografá-las. 

Tirei fotos delas de longe e depois conversei com elas tirando fotos no celular delas e elas no meu. Muito queridinhas, adorei. Depois elas perguntaram se eu não queria tirar uma self com elas, e é claro que tirei bem feliz.
Fuipromundo

Dali segui minha viagem rumo aos demais templos pois tinha muito o que visitar.
O templo seguinte foi o Nanze-ji.


Templo Nanzen-ji Saiba Mais

fuipromundo

O templo é popular e muito visitado por turistas, e foi construído inicialmente como uma vila imperial e posteriormente transformado em templo. Ele é um dos mais importantes do país e faz parte de um grande complexo, que inclui ao menos 12 subtempos (só 3 estão abertos ao público) em seus arredores.

De sua área externa até os tranquilos interiores de seus subtempos, este local é a perfeita tradução da filosofia zen e da serenidade. 
Fuipromundo

O templo ocupa o centro da história japonesa desde 1386. O templo é um complexo enorme de prédios e pequenos templos, um ligado ao outro por corredores e escadas, com jardins e lagos muito lindos.

Adorei andar pelos corredores e pontes que ligavam um prédio ou outro. O Salão de oração era grandioso e majestoso. Não me dei conta que não podia tirar fotos e sai fotografando tudo hihihihihi!!!!!!. Isso não foi pecado não Buhda, foi??. 

Ao lado do Salão, na parte de fora, tinha uma estante cheia de baldes de madeira com água, deve ser o extintos de incêndio do prédio de madeira 😅😅😅😅!!!!!, credo não vão apagar nem palito de fósforo.... 

O Portão de entrada era tão grandioso quanto o prédio central, lindooooo!!!!!!
Fuipromundo


Santuário Heian  Saiba Mais


Caminho mais 30 min até  e lá estava ele, o maior Torii, mas enorme mesmo, o maior que já vi até agora. Ele tem mais de 24 metros de altura e atravessa uma estrada de 18 metros, tornando-o um dos maiores portões desse tipo no Japão.

Construído em 1885 para comemorar os 1.100 aniversários da fundação de Kyoto, o Santuário Heian-Jingū  é um santuário relativamente novo e que atrai muitos visitantes. 

Ele está localizado próximo da região central da cidade, o que facilita seu acesso. A construção, bastante colorida, é, em parte, réplica do Palácio Imperial do Período Heian  e foi dedicada ao primeiro e ao último imperador que governaram em Kyoto.
 

Antes de chegar ao santuário tem um parque enorme onde as pessoas vão com as famílias e amigos para relaxar, fazer picnic. Mesmo durante a semana ele estava cheio. 

Parei para desfrutar do parque, fazer um lanche, sempre tem algo pra comer na bolsa da "Penélope Charmosa". Assisti a um jogo de beisebol que estava a todo vapor. Legal, não entendi nada de nadica.... 😅😅😅😅


O complexo é enorme, todo em vermelho e branco. Aqui também encontrei algumas crianças vestidas à caráter muito graciosas recebendo a benção do monge. 

Tinha um menino ricamente vestido, uma fofura, todo sapeca, não parava no lugar. Tinha outro menino que estava fazendo o registro também mas sem estar à caráter, só segurando um ramo de cerejeira com sua família. Ele estava todo orgulhoso tirando as fotos. Não é igual para todos, aqui também o dinheiro nos distingue. 

Perto do templo entrei em uma sorveteria para experimentar algo que nunca encontrei, um sorvete de soja. Confesso que mordi a língua por aqui!
Pensei comigo, bom vou tentar essa gerigonça, tem que fazer como os japoneses, vai em frente ..... Adorei. 

Tem um gosto suave, mais como nosso sorvete de creme mas mais forte, senti até um gosto sutil de café. Me deliciei e sempre que encontrava comprava.

O engraçado foi o atendente tentando me dizer brabo que não era de creme. Acho que os turistas achavam que era de creme pediam o tempo todo um sorvete de creme. 

Seguindo meu caminho, a pé, para o próximo templo, passei por um imenso portal onde estava uma turma de segundo grau que deviam estar se formando pois estavam tirando uma foto oficial. 

Era o templo Nishi Hongan-ji.  O Shogun quando mudou a capital de Nara para Kyoto, ficou com medo do poder dos monges desse templo e mandou dividi-lo e agora são dois grandes templos com tudo divido, eram um complexo só. Só imagino o poder deles naquela época se separados são colossais. Bem fez o Xogum hehehehehehe!!!!

Passear pelas ruas de Kyoto por si só já é um prazer. Até gueixa eu vi, parques, lagos tudo muito bonito. As pessoas indo e vindo, muitas vestidos com seus trajes cerimoniais indo a alguma cerimônia, em especial os velhinhos. Os turistas experimentando a sensação de usar quimonos, tudo muito japonês. 

Fuipromundo

Assim passeando, quase sem rumo, cheguei em frente ao Santuário Yasaka.

Santuário YasakaSaiba Mais

O Yasaka-Jinja Shrine é um santuário localizado no Maruyama Park, no coração de Kyoto e em um de seus bairros mais famoso, Gion! O local é muito turístico, sempre tem muitas pessoas fazendo desejos e tocando os sinos do santuário — atitude que faz parte da crença local. 

O santuário data de 876 e ele abriga o Gion Matsuri, um dos festivais mais importantes da cidade. 

Uma das características mais notáveis do Santuário de Yasaka é a sua arquitetura colorida e vibrante. As paredes e os telhados são cobertos com madeira e papel de arroz colorido, e há diversos painéis de pintura que retratam cenas mitológicas e de cenários naturais. As lanternas de pedra são uma outra atração importante do santuário, pois são usadas para marcar as entradas e as saídas do complexo religioso.



A partir daqui em direção ao templo Kiyomizu Dera a muvuca é de assustar, era tanta gente reunida que estava difícil de caminhar. Ai me dei conta que já estava nas ruas Ninenzaka e Sannenzaka com suas casa do período Edo. Só restaurantes, bares e comercio . 


O povo enlouquecido na rua pra comer e comprar 😱😱!! Simplesmente segui o fluxo e o ritmo e fui sendo levada para o famoso "Kiyomizu Dera.


Acho que aqui se encontram todas as tribos. Tem tudo que é tipo de fantasia e vestimentas. É muito divertido de ver o que um namorado não faz para ficar bem na ficha com a namorada. 

Se no namorado convida a companheira para passear em trajes cerimoniais é por que ele quer um namoro sério para casar. Assim dá pra ver o orgulho das garotas ao lado de seu namorado à caráter!! 

O bonitinho é vê-lo carregando orgulhosamente a bolsa da namorada, todo atencioso. 


Magnifico. A princípio igual aos demais. A diferença é seu templo de oração que fica encravado na montanha, seguro por toras de 7 andares de altura, parecendo palafitas, impressionante, únicos.
 

Aqui fica o miradouro onde o povo todo estava esperando o por do sol que iria demorar muito para chegar e o povo foi aumentando e eu me mandei assustada.

Enquanto saia fiquei admirando os troncos de tora que sustentavam o prédio e pensando no tamanho que aquelas árvores teriam antes de serem cortadas, pois é da altura de um prédio de 7 andares. 

Ele tem mais de 1200 anos de história e é um templo independente, fundado em 780 pertencendo a seita Hosso, uma das escolas mais antigas do Japão. A estrutura do Salão de Oração, o da palafita,  com toda a sua majestade foi construído sem nenhum prego.

Final do dia, o sol já se pondo e hora de retornar ao hotel e então o melhor era se dirigir para o ponto de ônibus pois não tem metro por perto.

Depois de tentar sair da região sem sucesso porque todos os taxis e ônibus passavam lotados e uma espera de 40 min infrutífera, resolvi ir andando para o hotel pois a Torre de Kyoto estava logo ali! 

Agora sim começou o suplício. Eu caminhava vendo a Torre de Kyoto logo ali, onde estava meu hotel  e não chegava nunca e eu pensei, são só 2 km até lá, vai ser fácil.

Capaz!!!! 😭😭😭😭😭Estava andando desde às 08:30 e já eram 18h.  Vigeee será que ainda tenho pé, em bolhas com certeza! 

O que salvou e me distraiu da dor nos pés foi andar em direção ao poente!




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

VIAGEM À ASIA - 2023

JAPÃO, UMA VIAGEM DE CONHECIMENTO

TOKYO - Quando não Queremos Partir