Busan, Uma cidade Fascinante
A Busan Cosmopolita
Busan é uma cidade fascinante, cheia de contrastes e surpresas.
Sua parte histórica conta com templos muito bem preservados; o mercado de peixes administrado essencialmente pelas "jagalchi ajummas" (senhoras mulheres) é surpreendente e sua tradicional Vila Gamcheon com seus telhados coloridos, criada pelos deslocados com a invasão da Coreia do Norte, faz dela uma cidade singular.
Mas você vai encontra também uma cidade moderna, vibrante, com praia lindas que não deixam a desejar das do Brasil.
É a Disneyland do Turismo. Há tanta coisa para ver, apreciar, aproveitar que é férias para ficar, pelo menos 7 dias e aproveitar cada pedacinho, sem falar da comida que é coisa de louco.
Consegui aproveitar muito porque aluguei um carro, teria sido difícil só dependendo de metro, taxi ou ônibus. Busan é imensa, sendo a segunda maior cidade da Coreia do Sul com 3,3 milhões de habitantes.
Busan esta muito bem preparada para receber e entreter os turistas. Embora seja a cidade com o maior porto da Coreia, ela não parece ter um porto em seu litoral de tão bem cuidado que é.
Um Dia cheio
Com um dia lindo, de céu azul caminhei até o meu primeiro destino do dia, Haeundae Blueline Park, para pegar o Sky Capsula de Haeundae Mipo até Cheongsapo, uma pequena vila por trás das montanhas que a separa de Haeundae.
Haeundae Blueline Park c/ Sky Capsula de Haeundae - Saiba Mais
O Haeundae Blueline Park é uma instalação turística central na Zona Turística Especial de Haeundae, que foi construída em uma reconstrução ecológica da antiga instalação ferroviária da East Sea South Line e opera o Trem Haeundae Beach e o Haeundae Sky Capsula ao longo de umcenário costeiro ao longo de uma seção de 4,8 km de Haeundae Mipo, passando por Cheongsapo até Songjeong.
O passeio até chegar a estação foi uma delícia, mas depois já fui agraciada com o primeiro perrengue do dia.
Na Coreia tem dessas coisas de fazerem de tudo para que todos sejam dupla, tem restaurante que não te atende se estiveres sozinha, pode crer .
Lá foi o orçamento para os ares, mas lá fui eu passear pela orla de Busan. No início até é bonito mas depois de 15 min naquele passinho tartaruga vai ficando um tédio puro, mesmo com a paisagem linda dos penhascos e praias.
Como fui na primeira hora, 9 horas, a fila era bem pequena mas depois a coisa pegou.
Realmente o passeio é muito lento para o meu gosto, não consigo ficar parada muito tempo e 30 minutos é uma eternidade.
As vezes dava a impressão que a capsula estava quase parando, que dava para andar ao lado dela ou até mesmo ultrapassá-la 😊😊😁😁😂😂
Mas as paisagens eram muito lindas mesmo. O sol refletindo no mar de um lado e a montanha do outro era muito agradável.
Mas as paisagens eram muito lindas mesmo. O sol refletindo no mar de um lado e a montanha do outro era muito agradável.
Enfim, mesmo nesse passo de tartaruga chegamos a Cheongsapo. A vila é muito bonitinha, com pequenas casas com telhados azuis a beira do mar, acho que são de pescadores porque depois você encontra casas grandes e abastadas.
Sai da estação, desci a rua direto para o pequeno cais de Cheongsapo.
Muito bonito, adoro um farol e lá fui eu fotografá-lo.
A vila é bem bucólica e muito fofinha e recebe muito turistas também .
Um pequeno farol marca a entrada para o cais, cheio de pequenos barcos de pesca, aquela hora os grandes barcos deviam estar em alto mar.
Alguns pescadores velhinhos com suas varas pescavam no molhe do cais enquanto jogavam conversa fora. Eu bem queria sentar por ali e aproveitar aquele solzinho e a paisagem mas logo chegou um bando de turistas ruidosos e acabou com o clima 😒😒
Satisfeita, resolvi voltar para Haeundae a pé, pela passarela que segue o mar junto aos trilhos. A paisagem valia a pena, embora fosse um passeio de 3km.
É um passeio muito agradável, com a possibilidade de você conhecer as pequenas prainhas que ficam entre as pedras e respirar o ar marinho.
Pelo que vi muitos fazem esse passeio e mesmo correm por ele. É um passeio bem movimentado. Estava com medo de não encontrar muitas pessoas mas não, foi ótimo.
Uma coisa muito curiosa que encontrei nesse caminho. Muitas mulheres saem para correr todos cobertas, só com os olhos de fora, quase como uma burca mulçumana. Fiquei com vergonha de tirar foto, vai que a bichinha me desse uns sopapos 😁😁😅😅😅
Deve ser para não pegar sol porque as coreanas prezam muito pela pela branca, é sinal de status. Nos antigamente... quem tinha pele queimada do sol eram os servos, os ricos eram alvos, mostrando que não trabalhavam... parece que isso continua.😏😏
Morta da caminhada fui direto ao Hotel, almocei e peguei o carro para ir aos demais pontos.
Oryukdo Skywalk - Saiba Mais
A passarela do Oryukdo Skywalk foi Inaugurada em 2013, no lugar em que dividi o Mar do Leste e o do Mar do Sul, com o tema "caminhar sobre o céu."
Para chegar a passarela passa-se por um jardim que estava sendo preparado para a próxima primavera e várias pessoas estavam agachadas plantando bulbos de flores e tinha umas coisas redondas presas nas nádegas. Fiquei observando e ai uma senhorinha sentou nele e começou a trabalhar. Hummm, boa ideia para cuidar do jardim, pensei 😏😏😏,
Colunas de ferro foram colocadas sobre um penhasco costeiro de 35 metros de altura, e uma ponte de vidro de 15 metros composta por 24 placas de vidro e em forma de casco de cavalo conecta as colunas de ferro.
O piso de vidro foi feito por quatro camadas de 12 milímetros painéis de vidro revestidos com filme à prova de balas com espessura total de 55,49 milímetros.
Muito legal caminhar pelo vidro e ficar vendo o vai e vem do mar, deve ser mais legal numa tempestade.
A plataforma fica em um penhasco íngreme que termina abruptamente no mar dando uma sensação de estarmos andando sobre o mar, meio apreensivo mas legal. Busan tem 3 plataformas nesse estilo.
Jogalchi Marke - Saiba Mais
Me senti em casa agora, primeiro o trânsito caótico, depois os flanelinhas.
Sim, aqui tem flanelinha, e eu meio que achei que é um tipo de gang mesmo.
Fica um velho mandando a gente estacionar, ele vem e coloca no teu para-brisa um papel com um valor e a hora. Depois ele se dirige à outro, mais afastado sentado pachorradamente num banquinho, e entrega um comando.
Fica um velho mandando a gente estacionar, ele vem e coloca no teu para-brisa um papel com um valor e a hora. Depois ele se dirige à outro, mais afastado sentado pachorradamente num banquinho, e entrega um comando.
Quando a gente volta ele escreve o preço, você nem reclama, paga rapidamente agradece e cai fora, facilitar porque!
Não é bem o Brasil? aquele medinho geral... 😂😂😂😂
Mas voltemos ao mercado de peixe. Fiquei maravilhada com a quantidade e diversidade de pescados no mercado.
Na parte de fora ficam algumas mulheres vendendo o pouco que tem, fiquei com pena de uma senhorinha velhinha vendendo polvo em uma bacia e tinha a cara tão tristonha que eu queria comprar os polvos e levar, mas como?
O mercado é basicamente realizado por mulheres , chamadas de ajumma, desde os tempos remotos, Ele é muito famoso e cheio de turistas.
Você pode escolher o que quer comer e eles te preparam ali mesmo. Não gostei muito da limpeza do local a preferi não me arriscar, mas tirei dezenas de fotos de tudo, adorei o caos organizado.
Havia deixado para comer no mercado mas com receio sai sem comer, decidindo que o melhor era comer na Songdo Bay e lá fui eu.
Songdo Bay - Saiba Mais
Songdo foi a primeira praia pública da Coreia do Sul, não me perguntem porque, não descobri. Será que antes ninguém podia usar, estranho?
Aqui é passear pela passarela a Songdo Bay Station.
Inaugurada em 2015 , a passarela de 365 m de comprimento e foi construída acima do oceano com piso de vidro, proporcionando aos visitantes a experiência emocionante de caminhar sobre as ondas.
Ela foi desenhada para ter a forma de um dragão que serpenteia da costa para mar de forma muito graciosa.
A passarela passa pela pequena ilhota, Turtle Island, onde encontramos 2 estatuas, uma da tartaruga, relembrando a lenda local de uma história de amor entre a filha do dragão marinho e um pescador. A outra é dos dois amantes.
Do Songdo Skywalk, além de se ter uma linda vista panorâmica do teleférico Busan Air Cruise Marine, que opera no oceano e do trecho dourado da Praia de Songdo.
Na praia durante o verão é colocado um píer flutuante para as pessoas tomarem banho e ainda estava funcionando e as crianças estavam se divertindo, embora já estivesse frio. Tudo muito gostoso.
Como moro em praia e vejo o mar o ano inteiro, não me interesso muito por cidades litorâneas e sempre passo rapidamente, só para vê-las.
Mas Busan é diferente de tudo que eu já vi. Se tiver uma próxima vez com certeza vou ficar uns 7 dias, só curtindo. Não vi nem 50% que ela tem a oferecer, foi uma pena. Não estava preparada para encontrar uma cidade portuária tão sensacional!
DICA DORAMEIRA
Minha dica dessa semana é uma comédia, Mr. Queen - Trailer . Pode ser assistido na Netflix ou Viki.
Na série acompanhamos o chef de cozinha Jang Bong-hwan (Choi Jin-Hyuk), que trabalha na Casa Azul presidencial. Tudo parece ir bem, até que Bong-hwan faz um prato ruim para um embaixador e acaba sendo perseguido pela polícia.
Com a confusão, o chef cai em uma piscina e vai parar no século 19, no corpo da Rainha Kim So-yong (Hye-Sun Shin). Enquanto procura uma forma de voltar para o seu corpo, Bong-hwan precisa lidar com as obrigações do reino e, claro, com os outros membros da realeza: o Rei Cheoljong (Kim Jung-hyun), que aparenta ser tranquilo mas esconde alguns segredos; a Rainha Viúva Sunwon (Bae Jong-ok), que nutre uma fome oculta por poder; e Kim Jwa-geun (Kim Tae-woo), irmão mais novo e ambicioso da Rainha Sunwoon.
Divirtam-se 😍😍😍😍😍
Comentários
Postar um comentário