OSAKA - Hoje minha criança vai se deliciar - Parte 2

 

Hoje vou  adular minha alma criança👧👧👧👧👧! Vou para o AQUÁRIO DE OSAKA. 

Quero ver você não virar criança assim que atravessa a rua para o aquário e der de cara com uma roda gigante imensa e uma enormeeee girafa de Lego, com cílios imensos! A coisa mais fofa do mundo!
É sul real, se fosse mais maluca teria dado uns pulinhos com gritinhos 😁😁😁😂😂😂😂
Fuipromundo

AQUÁRIO DE OSAKA  - Saiba Mais

Fuiproundo

O Aquarium Kayukan fica na Tempozan Harbor Village e exibe várias formas de vida que habitam o Círculo do Pacífico de uma maneira bem organizada e impressionante.
Fuipromundo
Considerado um dos maiores do mundo, perdendo para o de Dubai, ele tem 11 mil litros de água e 15 áreas temáticas com 14 tanques em seus 8 andares. 

Se inicia o tour pelo 8º piso e se vai descendo lentamente no percurso em espiral, andar por andar, em torno do tanque central. 

O aquário central, que representa o Oceano Pacífico, tem nove metros de profundidade e é lar para um tubarão-baleia, a principal atração do aquário e que virou minha mascote na viagem.
Alguns dos tanques cobrem vários andares, sendo possível observar os animais de diferentes profundidades e perspectivas.

Das coisa que mais gostei, no círculo ártico as focas brincalhonas.

E o mais interessante foi ter filmado a respiração de uma arraia, foi muito legal.

Esperei numa fila enorme porque os primeiros a entrar são as criança, e devia estar todas as escolas do Japão por lá, nunca vi tanta criança reunida. 

É impressionante a quantidade de crianças e jovens nos templos e museus que visitei. Faz parte do currículo deles visitar esses lugares. 

Fiquei muito impressionada com isso, aqui nossos museus sobrem de uma falta de visitantes crônica. Por aí podemos ver porque a educação deles esta a anos luz da nossa! 
Fuipromundo

Às 09:00 horas em ponto uma recepcionista, que jurei ser um robô, deu as boas vindas pro pessoal e abriu os portões. Estou de brincadeira não. Ela se movia toda dura, bem sincronizada. Acho que não foi só eu não. 😇😉😊😄

Na entrada do aquário tem um túnel de vidro onde os peixes ficam passeando, bem legal, enorme, dá para ver os peixinhos pequenos e grandes tubarões passando por cima de nossa cabeça.
 

Tinha um velhinho que ficava   apontando os peixes e dizendo o nome de cada um, me lembrou meu querido pescador, que também nomeava todos os peixes, sabia tudo... Deu uma saudade  me lembrando quando fomos ao aquário de Lisboa e ele parecia uma criança. A fruta nunca cai longe do pé !😀😊😊😊😊 
 Aquário de Lisboa, meu pai, 2009.

Esse aquário é bem maior e eu virei criança mesmo, disputando os carimbos de cada área com as crianças 😂😂😂😂😂😁😁!!!!, me diverti muito, estava igual a garota da foto, ela bem me representa !!!

Acho que passei mais de 4 horas lá dentro. Depois peguei um metro para ir comer no Kuromon Ichiba Market.

MERCADO KUROMON ICHIBA  -  Saiba mais

Fuipromundo

Se o mercado de Kyoto me  deixou louca,? Esse foi cruel. Jesus... esse povo vive outro nível de relacionamento com a comida. 

Que posso dizer desse mercado, maravilhosooooo. Todas aquelas bancas de frutos do mar coloridas que não acabavam mais. Você pode comprar o peixe fresco e levar para casa, pode compra eles já processados para consumo em sushi, sashimi e tudo mais. 

Querem saber os preços? Salgados para nós, para eles, no preço. Por exemplo aquelas patas de caranguejos, 3 patas, custam em torno de 600 reais, as menores, à 1.000, às 3 maiores.

E os pratos já prontos para consumo, que são os mais comprados pelas pessoas que trabalham? Os sashimis tem em torno de 100gr. custam em torno de 60 reias e os sushis entre 60 e 90 reais a bandeja, com 350gr.

E a carne? Vou dizer, isso custa caro, bem caro. Vamos traduzir o que esta escrito em cima. O selo ovalado diz que é carne japonesa. o selo grande, as letras grandes informam que é item de "pechincha". 300 gramas custa a bagatela de 100 reais. São bifinhos bem fininhos, mais finos que escalopinhos. 
Que acham? Dá pra viver bem, com um baita churrasco nos finais de semana? 😉😉😏😏😒😕

Andei até não poder mais, pois é muito grande. No final decidi comer CURRY, ainda não havia experimentado aqui. Encontrei um Isakaya especializado em curry e fiz meu pedido. ...... 

Jesus Cristinho das línguas perdidas😱😱. Como era forte e, claro, adorei. O cheiro, o sabor acentuado, o porco. Queria poder levar pra casa. 

A velhinha mesmo é que fazia o próprio curry e muitas pessoas entravam no Isakya só pra comprar o tempero para usar em casa, valia mesmo. Se não fosse líquido eu teria comprado, com certeza.

Na saída do mercado ainda tomei um suco de melancia muito gostoso para refresca a língua 😂😂😂😂😂😂!!!! 

Sai pela lateral do prédio em direção ao Distrito Shinsekai.


DISTRITO  SHINSEKAI - Saiba mais

Distrito de Shinsekai, teve como inspiração as cidades de Paris e Nova Iorque. 
O bairro remonta ao início de 1900 e cresceu em popularidade durante a era “Showa” do pós-guerra até os anos 1960. Uma exploração neste bairro colorido é realmente muito “Local-Osaka”.

O Osaka Shinsekai Street Food Tour é único, não há nada igual em nenhum outro lugar do Japão. 
Fuipromundo

Embora as pessoas visitem de todo o Japão e de todo o mundo, esta área ainda é muito um ponto de bairro - com muitas lojas, restaurantes e salões de jogos atendendo aos trabalhadores comuns que vivem nas proximidades. 

Aqui se encontram todas as tribos. Andando e entrando em vários shoppings de rua, inclusive um que tinha um robozinho entregando panfletos das lojas, muito fofo. 

Caminhar pelas ruas do bairro dá uma estranheza e, as vezes, me perguntava se ainda estava no Japão ou havia sido levada por um tornado à Terra de Oz. 

As pessoas na rua eram bem mais alternativas. Sua roupas, seus cabelos, os grafismos nas paredes dos prédios. Tudo me dizia que lá não era o Japão que conheci até agora.
Fuipromundo

Jovens nas praças, sentados conversando, fumando e, fotografei porque não iriam me acreditar.  Loja para compra e uso de Canabis... Quase caiu o meu queixo.
Fuipromundo

Também é o local onde se encontram as  roupas mais descoladas e as pessoas na rua estão cheias de sacolas num ir e vir constante. O dia de sol pedia por isso, logo, logo o inverno estaria às portas. 

Andei até alcançar  Santuário Namba Yasaka, no meu roteiro para chegar ao Dotonbori

No caminho ia procurando uma loja que vendesse kimono, pois estava a procura  desde Kyoto e não encontrei e os que encontrei eram feios, nada a ver. 

Sem encontrar o que queria entrei em uma alfaiataria para comprar uma jaqueta japonesa que vi na vitrine, pois quem não tem cão caça com gato, era uma promessa para minha sobrinha muito amada....

Foi uma dificuldade me fazer entender pois o velhinho e a velhinha não falavam bulufas de inglês, mas conseguimos nos entender por gestos e acordamos o preço para a jaqueta.

Acreditem, ela me custou 1.000  ienes = 33 reais. Isso mesmo, foi uma loucura. Feita no melhor crepe e toda costurada a mão. Dá para ver os minúsculos pontos da costureira, um primor! 

Ele fez questão de colocar em mim para experimentar falando sem parar, ele e a velhinhas, fofos....  Comprei e lá me fui com a sacola na mão para o templo, um peso.

SANTUÁRIO NAMBA YASAKASaiba mais

Fuipromundo

O Santuário de Namba é uma das principais atrações turísticas de Osaka. Construído no sec. VIII, ele é conhecido pela escultura de um leão de 12 metros de altura com a boca aberta. 

Os japoneses acreditam que o SHI-SHI, o nome do leão, tem o poder de engolir espíritos malignos e trazer sorte nos negócios e estudos. Tem também um templo ao lado dedicado a deusa da saúde. 

As pessoas se divertem tentando tirar uma foto de forma a cabeça do leão parecer que esta nos engolindo. Claro que fiz a minha..
Fuipromundo


Esbarrando com a turma da viagem Self

Quando estava sentada dando uma descansada no Santuário, esbarrei com 3 brasileiros de Curitiba. Ficamos conversando  e eles ficaram me perguntando por onde eu já havia ido.

Eles meio que estavam perdidos com o programa, pois fizeram via agência e não haviam se iterado de muita coisa sobre para onde estavam vindo. 

Dei umas sugestões, mostrei fotos e eles pediram meu Instagram para acompanharem e eu disse que não estava colocando nada lá. Eles ficaram admirados disso. Pode?.... depois disso vi o deles e realmente eles eram os reis da self. 😂😂😂😂😂😂. Tudo que odeio, mas gostei deles, muito simpáticos e gentis...


Quando você fica p. da vida

Mal sai do Santuário dei de cara com uma moça entregando panfletos de uma loja de aluguel e venda de kimonos que estava sendo inaugurada. 

Quase tive um treco, havia acabado de desistir de achar um kimono e comprado uma jaqueta, que estava na sacola.

Me deu uma raiva. A moça insistiu que eu ficasse com o panfleto e lá fui eu ruminando minha pouca sorte com o folheto na mão... E ruminei até o outro dia quando .....

Do Templo Namba até o Dotonbori foi uma estirada e tanto, não acreditem nos 15min do Google, mas cheguei.. Todo o roteiro foi feito para que eu chegasse a noite no bairro, mas cheguei um pouco antes, ainda dia e teria que esperar mais de 1 hora para ver anoitecer. Então bora bater perna mais uma vez...


DISTRITO DE DOTONBORI - Saiba mais
Fuipromundo

O bairro de Dotonbori fica ao lado de um canal de 400 anos de idade. A ponte sobre o canal é o local mais instagravel para tirar as fotos.
 

Tudo porque é onde esta o Glico Man Saiba mais, e o melhor lugar para tirar uma foto dele é na ponte Ebisubashi, um famoso ponto turístico de Osaka. 

O corredor Glico é um dos marcos mais conhecidos de Osaka. Este enorme letreiro bem iluminado brilha sobre o canal Dotombori, no principal bairro comercial e de entretenimento de Osaka, há mais de 80 anos.
Fuipromundo

O comércio  têm  estado junto a Shinsaibashi desde 1600, quando um comerciante chamado Shinsai construiu uma ponte ligando o promissor bairro de Shinmachi ao bairro teatral de Dotonbori. 

Dotonbori era um bairro tradicional de teatro kabuki e salões de entretenimento, hoje impossíveis de se achar, o que é uma pena, mas não falta drama e entretenimento nas movimentadas ruas de Osaka. 

Repletas de lojas, bares e restaurantes, é onde se encontra o lado mais frenético da cidade. É uma loucura mesmo
fuipromundo

Uma curiosidade, a foto acima da loja com a fachada em rosa, a princípio deduzi, não sei porque, que era um Motel. Depois traduzindo os letreiros, descobri que era um pavilhão para a prática de tiros. Isso mesmo, o pavilhão de tiro cor de rosa, achei bem japonês hihihihihi!!!..

As vielas e ruas ao redor de Dotonbori estão repletas de Izakayas, restaurantes e bares. Os restaurantes de caranguejo daqui são famosos.  Tem um  que tem um caranguejo enorme na fachada que move as pernas e todos ficam na frente para tira fotos.
Fuipromundo

Passeando junto às margens do rio, barracas que servem takoyaki, tigelas fumegantes de lámen, barracas de okonomiyaki e locais para beber. 

Parei numa delas, tomei uma cerveja, em pé, enquanto observava o mundo passando e as luzes sendo acessas refletidas na água. 

As ruas laterais, mais tranquila, são muito bonitas e cheia de lanternas e restaurantes tradicionais.

Como já tinha comido muitas coisitas pela rua a fora. resolvi entrar num café e fazer um lanche enquanto esperava a lua nascer e encontrei um que ficava de frente para o riacho e foi lá que sentei e admirei a noite chegar.

Enfim , quando a noite finalmente chegou sai para ver a transformação do bairro. E era outro mundo, lindo com todos os néons brilhando. 

É de ficar embasbacada de bonito, tudo a refletir no rio. Agora com todo o brilho e esplendor do Dotonbori. Estava impossível de caminhar, não havia como não se esbarrar com alguém. 
Fuipromundo

Era um tal de sumimasen pra lá e pra cá, pedindo desculpas. Foi a palavra japonesa mais usada por mim nesse dia. E como meu espírito de turista falou mais alto lá fui eu achar um cantinho tranquilo na ponte para tirar foto com Glico por trás KKKKK.
Fuipromundo

Já satisfeita e cansada fui achar um metro que me levasse pra casa, ou melhor, hotel. Tô muito tempo fora de casa, já tô chamando hotel de casa hahahahahahahah!!!!

Depois de uma cervejinha com carne seca, fazer o relatório de viagem pra turma, cai na cama e apaguei.


Comentários

  1. Através do teu minucioso relato, conseguiste transmitir com muita intensidade, toda a vibração da cidade de Osaka, que deve ser por demais interessante. Parabéns, Cláudia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha querida. Espero que meus relatos estejam ajudando a conhecer essa terra tão estranha e fascinante para nós

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

VIAGEM À ASIA - 2023

JAPÃO, UMA VIAGEM DE CONHECIMENTO

TOKYO - Quando não Queremos Partir