KYOTO - 4 PARTE

 

Fuipromundo
Em Busca do Significado de ter nascido como ser humano - Namu Amida Butsu

É pensamento para uma vida inteira, estamos sempre em busca dessa resposta!

Caminhando pelas ruas próximas ao meu hotel dei com o templo. Estava me chamando? Quem sabe!
Na verdade foi um domingo muito especial e diferente.


NISHI HONGWANJI - Saiba mais

Fuipromundo

Nishi Honganji  e Higashi Honganji são dois grandes Templos no centro de Kyoto. Como sede das duas facções da Seita Joso-Shin(Seita da Verdadeira Terra Pura), uma das seitas budistas mais populares do Japão, eles são um bom lugar para vivenciar o budismo japonês contemporâneo . 
Ambos os templos são chamados de Honganji e, portanto, distinguem-se por sua localização: Nishi Honganji é o templo ocidental e Higashi Honganji é o templo oriental

Eles foram dividido em dois, por causa do medo do poder que esse templo tinha, pelo Xogum Tokugawa. E assim a cidade cresceu ao redor deles os distanciando por novas ruas, avenidas, casas. Hoje só se percebe porque eles são muito parecidos e se sabe a história deles. 


Nishi Honganji (Honganji Ocidental) foi construído em 1591, depois que o antigo templo principal da seita, Ishiyama Honganji em Osaka, foi destruído por Oda Nobunaga, devido à interferência do templo na política. 

Nishi Honganji é o templo principal da seita Jodo-Shin, com mais de 10.000 subtemplos em todo o país e 200 templos no exterior e, inclusive, tem templos em 4 cidades do Brasil.
O templo tem uma dos maiores salões de orações de madeira do mundo e é magnífico, de cair o queixo. 
Fuipromundo

O pavilhão Goiedô (fundador) e o Amidadô são os dois grandes edifícios do templo. No Goiedô tem a imagem do fundador Shinran Shonin e as figuras de seus antecessores e foi construído em 1636, com capacidade para 1200 pessoas, realmente é enorme. 

O Amidadô é o principal e é onde esta a estatua de Budha e foi construído em 1760, reformado em 1985. E faz parte do Patrimônio da Humanidade.

Já comecei por me impressionar com o tamanho do Portão, imenso e lindo, pena que precisa ficar com uma rede em volta por causa dos pombos, é praga até ali, como em outros lugares.
Fuipromundo

Fuipromundo
O portão visto de dentro do templo

Como nos outros lugares que visitei aqui também tinha uma exposição de crisântemos muito lindos. Acho que é a flor do outono por lá.
Fuipromundo
Uma coisa interessante é que quando fui ao banheiro tive que tirar os sapatos e colocar um chinelo para poder entrar nele. Nada de levar sujeira para o banheiro !!!! 

Mas vamos ao templo, ele é muito bem preservado, dá para ver onde eles mexeram na madeira e ele foi refeita. Não deve ser fácil lutar contra os cupins e o tempo.
Fuipromundo

O assoalho é tão antigo que os nós da madeira, mais duros, se sobrepõe  a madeira gasta. No corredor que integra os dois salões, a madeira do assoalho é tão gasta que se sobressaem os nódulos da madeira, bem legal!
Fuipromundo

Tudo é maravilhoso, amplo e sem quase turista hihihihihihihih!!!!!!!. 

Os corredores entre os templos é outro espetáculo. Como ele não tem água ao redor, seus jardins internos são feitos de areia e pedras e são lugares de relaxamento muito agradável.
Fuipromundo

Ao sair do templo reparei em um Portão antigo do outro lado da avenida, que dava para um  ruela e resolvi explorar. É uma rua tradicional de lojas de artigo religiosos e me deliciei entrando nelas. 

Me encantei com os tecidos em brocado para kimonos, queria levar tudo. Como não dava, levei alguns presentes feitos com restos dos tecidos dos kimonos das gueixas. 

Nessas lojas o que mais vendem, já que estão entre os dois maiores templos, são pequenos altares. Os japoneses os usam em casa para reverenciar os mortos. São lindos, delicados e tem alguns que são verdadeiras joias da marcenaria.

Assim fui caminhando  por pequenas ruas e vielas residências, vazias numa manhã de domingo chegando até o templo  HIGASHI HONGANJI..


HIGASHI HONGANJISaiba Mais 

Fuipromundo

A placa apresentada no início do post esta localizada nesse templo. 

O portão dele é a coisa linda demais. Em madeira escurecida com detalhes em ouro trabalhado como uma renda. Dá para se ficar ali horas só tirando foto de cada detalhe. 

Do resto ele é praticamente igual ao anterior mas o seu salão de oração é mais trabalhado em ouro, esplêndido.


Ao sair do templo me dirigi à Estação Kyoto para pegar o metro para a próxima parada e aproveitei para almoçar em um pequeno restaurante usado pelos locais. Bem original e o cardápio só no uni-dune-tê.. mas como era só de peixe acertei na loteria. Foi só apontar para as amostras na vitrine. 

O problema é que eu tinha que dizer  qual tipo de peixe eu queria .... fui mimica pra todo o lado, até que a mulher se enfezou e me mostrou os peixes hihihihihihi!!!!!! 

Veio um peixe natural da região que não consigo dizer o nome, parecido com a nossa cavalinha, missô, arroz, picles e salada de kiabo e tufu frito que não gostei, já havia comido tufus melhores, estava muito gordurento.

Tive que ir ao Japão para experimentar kiabo, eca, nunca tive coragem por causa da  babá. Mas, fora a babá, estava gostoso, o tempero era alho com óleo de gergelim, bom. 

Já bem alimentada segui para o distrito de Gion. Hoje era o compromisso mais importante conhecer Gion e o mundo das Gueixas.

GION - Saiba Mais

Fuipromundo

Gion é um distrito de Kyoto, originalmente desenvolvido no período Sengoku, em frente ao Santuário de Yasaka. O distrito foi construído para acomodar as necessidades dos viajantes e estrangeiros visitantes no santuário. Eventualmente, foi envolvido como o lar das geixas no Japão.

Santuário de Yasaka - Saiba Mais

Antes chamado de Santuário das Gueixas. Ele é xintoísta e dedicado aos deuses da beleza e riqueza, bom tinha que ser né. É um complexo enorme todo em branco e vermelho laca. Na sua entrada, aos domingos, tem uma feira onde se compra de tudo, um alvoroço de turistas, de novo 😂😁😂
Fuipromundo

O pavilhão principal tem mais de 360 anos e as pessoas vão lá para pedir Beleza e riqueza, isso mesmo, estava cheio de pedidos. Será que peço  mais beleza e riqueza aos deuses? Acho que não, vou ofuscar ainda mais as demais... 😂😂😂!! 

Queria ter visto ele a noite, dizem que é muito lindo quando suas lanternas ficam acesas. Ele fica aberto 24h. 

Esta instalado no Parque Maruyama e é incrível com seu portão vermelho laca e branco que dá direto para a rua. 

Em julho acontece nesse templo o maior festival de Kyoto saiba mais e dura quase o mês todo. Deve ser interessante de vir, eu vi as fotos e me encantei. Ele sai do templo e percorre praticamente toda Kyoto com seus carros alegóricos.

Imagem de banco de dados

Saindo pela sua lateral do templo se começa a explorar as ruelas de Gion e cheguei ao templo Yasaka Kashin-do. 

Yasaka Kashin-do Saiba mais

É um templo bem pequenino mesmo, que ficou famoso porque  os seus fiéis colocam  suas pedidos e orações em bolinhas de seda em vez de uma tabuinha . Uma gracinha. 

A bolinha se chama KUKURIZARUS. Estava lotado, a maioria de jovens e namorados fazendo seus pedidos, e sai rapidamente.  
Fuipromundo

Outra caminhada e estava em frente do PAGODE DE YASAKA. Ele é tudo o que resta de um templo budista que tinha no local. 
Fuipromundo

Fiquei caminhando pelas ruas de ISHIBE-KOJI vendo o comércio da área onde me lembrei muito de minha cunhada que é ceramista. E mesma por algum tempo me senti ceramista. As lojas são incríveis e as cerâmicas japonesa muito bonitas e delicadas. Nessa área em especial você encontra muitos ateliês. 
Em uma das lojas é possível alugar o torno por hora e fazer sua própria cerâmica. Estava lotada, não aceitava nem reserva pro dia. 

Os tornos estavam cheios de casais fazendo sua aula, acho que estavam se sentindo no "Ghost - O outro Lado da Vida". 😄😄😊😉
Sentei um lugar e fiquei só olhando o vai e vem das pessoas e vendo as curiosidades dos japoneses, que era a maioria. Foi muito gostoso mesmo, O antigo convivendo com o moderno, tudo estava misturado no distrito.!
Fuipromundo
Depois de um tempo o tédio chegou e sai a caminhar mais uma vez. Dessa vez me dirigi para a região onde as gueixas estão instaladas. 

Gion e as GueixasSaiba Mais


Aqui é onde estão os restaurantes e casas de chás antigas e exclusivas em que elas se apresentam. E você só pode frequentar se for convidado por alguém, tipo sócio de clube vip. 

Existe só um espetáculo onde aparecem as verdadeiras gueixas e maikos, é o MIYAKO ODORI, mas só em abril. 

Andando por uma viela transversal tive que me afastar para um carro passar e quase infartei, tinha uma gueixa MARAVILHOSA dentro dele. Fiquei tão surpresa que esqueci de tirar uma foto. Desgraceira  snifffffffff. Perdi a oportunidade.

As casas de chá "OCHAYA" ainda estavam fechadas mas, seja como for, passear por Gion já é um espetáculo em si mesmo. 
Fuipromundo

Fuipromundo

Quando deu 18 horas os guardas apareceram feito formigas. Era a hora das gueixa saírem para seus compromissos e eles controlarem a turba de turistas que aparecem para acedia-las.. 

Mas como sabia que não as veria a pé, resolvi continuar o passeio, pois já havia vislumbrado a perfeição de uma gueixa, era o suficiente. Vou ganhar na Mega da Virada, voltar para assistir um espetáculo completo com a melhor delas ainda..... 😍😍😍😍😍😎😎😎

Elas não saem mais para passear porque os turistas as acediam de forma tão grosseira que o governo teve que criar uma multa altíssima. Se alguém sequer chegar perto de uma delas você será multado. Dezenas de guardas estão a postos para fazer cumprir a lei.  

A partir de abril desse ano o governo japonês endureceu ainda mais,. Agora as ruas em que elas moram e frequentam, estão proibidas para os turistas. A que ponto chegamos.... 

O Japão foi o lugar em que mais me dei conta sobre a falta de educação das pessoas que viajam sem ao menos tentar saber alguma coisa sobre a cultura para onde esta indo. 

É o mínimo do mínimo para que você saia de casa para conhecer uma nova civilização. Mas nada, essa cultura do self é a praga do século. Só viajam para tirar belas self e postar. Isso é muito ridículo mesmo.

Já anoitecendo fui me dirigindo ao rio Kamo, para saborear o pôr do sol. No verão os restaurantes que fazem fundos para o rio constroem decks para aproveitarem o verão e desmontam no outono e, infelizmente, já estavam desmontando ,então não deu para tomar um saque sentada vendo o pôr do sol. 
Fuipromundo

As margens estavam cheias de pessoas sentadas, brincando, conversando. Parecia um parque, adorei. 

Fiquei ali sentada apreciando a paisagem até o sol se pôr por completo e então resolvi fugir das muriçocas me dirigindo ao BECO PONTOCHO. Meu último compromisso
Fuipromundo


Beco Pontocho - Saiba Mais

É uma das áreas gastronômicas mais atmosféricas de Kiyoto. É um beco estreito que vai de Shijo-dori a Sanjo-dori, um quarteirão a oeste do rio Kamogawa. 

O beco está repleto de restaurantes em ambos os lados que oferecem uma ampla variedade de opções gastronômicas do barato à estabelecimentos altamente exclusivos que exigem as conexões certas e uma carteira gorda.

Fuipromundo
Infelizmente, devido ao enxame de turistas, muitos Isakayas considerados 5 estrelas colocam placas na porta, dizendo que não atendem turistas e mantém suas portas fechadas para que não entrem. 

Andei muito até achar um que eu achei bem intimista e em local que não iria achar turista mesmo e entrei. 
Fuipromundo

Primeiro o dono me olhou sério e  eu rapidamente o comprometei em japonês e fiz a reverência, perguntando em inglês se podia sentar, ele sorriu e me convidou a entrar. 

Perguntei sobre o prato do dia que era porco, TONKATSU, empanado e pedi uma sugestão de vinho para acompanhá-lo.
 
Foi um deleite, o porco estava delicioso e o vinho nem fala. Nunca pensei que um vinho de saque pudesse ser tão bom. 

Conversando com ele, me explicou que era da região de Kyoto mesmo e que cada região do Japão fabrica seu próprio vinho, com características próprias.

Na Região de Kyoto eles tem duas colheitas por ano e que eu estava tomando um vinho novo feito em Setembro. Muito saboroso com nuances incríveis!!. 

Perguntei se tinha para vender e infelizmente era de produção pequena e era vendido só para alguns Isakayas, não era comercial. Bom deve ser mesmo, paguei caro as duas doses, mas valeu cada centavos de dose!!!!! 

Como o local estava vazio naquela hora eu estranhei e perguntei porque o Beco estava tão vazio. Era porque o Japão estava jogando a final do campeonato de futebol. 

É japonês tem muito do Brasil nesse quesito, eles amam futebol. 
Para saberem, o time que Kyoto ganhou o campeonato naquela noite.
 
Me despedi super interessante  super satisfeita com a comida, vinho e a conversa  e voltei a andar pelas vielas até sair em uma praça, onde estava acontecendo um festival de dança de rua bem legal e lá fiquei vendo e dançando junto.

Cansada segui o fluxo da rua até a avenida principal e fui atrás de um metro para voltar.

Já com pena de deixar Kyoto me preparei para despachar minha mala para Fukuoka e seguir viagem para Osaka ,só com a mochila, me despedindo dessa cidade maravilhosa e
 inesquecível.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEUL E SEUS MUSEUS

GYEONGJU - A MARAVILHOSA CAPITAL DO REINO DE SILLA

SEUL E SEUS PALÁCIOSE TEMPLOS